" />
06/04/2022 às 18:16

FOTOGRAFIA DE GESTANTE

8
7min de leitura


FOTOGRAFIA DE GESTANTE – O QUE É E COMO FUNCIONA O ENSAIO?

fotografia de gestante ou o ensaio gestante é um conjunto de fotos profissionais feitas para registrar uma gestação.

As fotografias tiradas para um ensaio gestante ajudam a eternizar um dos momentos mais importantes de uma mulher: a geração de outra vida.

A chegada de um bebê é uma preciosidade esperada com ansiedade, alegria e emoção por papais, mamães, familiares e amigos.


Durante os nove meses em que ele está sendo gerado, os pais têm diversas tarefas, tais como, montar o enxoval e o quartinho, escolher o nome etc.

Nessa lista de compromissos, incluir um ensaio gestante é mais uma prova de amor e de como essa criança foi desejada e está sendo aguardada com carinho.


Um ensaio de gestante funciona, basicamente assim:


1. você escolhe um fotógrafo confiança;

2. define com o profissional a quantidade de fotos que serão feitas;

3. escolhe o local do ensaio gestante;

4. acerta dia e horário para os cliques;

5. define o figurino, cabelo e maquiagem;

6. escolhe as roupas do papai e do irmãozinho, se tiver;

7. faz as fotos!


Bem simples, não é?


ONDE FAZER FOTOGRAFIA DE GESTANTE: EM CASA, ESTÚDIO OU EXTERNA?

A primeira dúvida das mamães é: onde fazer o ensaio gestante?. As opções são diversas, e é importante ressaltar que não há certo ou errado nessa escolha.


A definição do local tende a influenciar todos os detalhes que vamos citar a seguir, ou seja, o que levar, figurino, maquiagem e outros. Por isso, a escolha de onde fazer seu ensaio gestante deve ser o primeiro tópico da sua lista.

Fotos ao ar livre remetem à natureza, à vida e toda a sua criação, tal qual o momento que a mulher está vivendo. Talvez por esse motivo acaba sendo o cenário preferido das gestantes!

Jardins, praias, parques, entre outros, podem resultar em fotos incríveis. Mas, é preciso considerar fatores como estação do ano, clima local e até dias chuvosos.

Também por esse motivo, fazer a fotografia de gestante em um estúdio não deve ser descartado. E pode ficar tranquila quanto a isso, pois os fotógrafos tem expertise para criar cenários impressionantes que dão resultados incríveis.

Há ainda uma terceira opção que vem sendo bastante utilizada: fazer as fotos na própria casa da gestante, em um estilo mais livre. Chamamos de fotografia lifestyle.


Essa é uma boa escolha para mamães que preferem evitar viagens para fazer fotos em áreas externas, ou mesmo o deslocamento até o estúdio. Ou, simplesmente, para as que desejam fazer o registro desse momento tão especial no ambiente que vai receber o bebê.

Se essa for a sua opção, lembre de deixar tudo pronto um dia antes do ensaio fotográfico. Isso otimiza o tempo e evita preocupações desnecessárias.

Aqui nesse local do ensaio gestante, a ajuda de familiares e amigos queridos pode ser essencial, contribuindo para que você apenas curta esse dia tão especial.

E para garantir que esse momento seja ainda mais perfeito, lembre de descansar bastante um dia antes das fotos, procurando dormir e se alimentar bem.


O QUE LEVAR PARA O ENSAIO FOTOGRÁFICO?

Ainda que esteja trabalhando com um fotógrafo profissional, existem alguns detalhes que vão ajudar a compor suas fotos do ensaio gestante que cabem a você providenciar e levar. Por exemplo, peças do enxoval do seu bebê.

Sapatinhos, bichinhos de pelúcia que já estão esperando por ele, a roupinha que será usada na saída da maternidade, letras que formam o nome etc.


A ideia é que a mamãe interaja com esses objetos durante o ensaio gestante, fazendo com que as fotos fiquem ainda mais intimistas e personalizadas.

E quando rever as fotografias desse ensaio gestante mais adiante, terá registrado cada detalhe que foi escolhido com muito carinho para a chegada do seu pequeno(a).


O QUE VESTIR E USAR NO ENSAIO GESTANTE?

No dia do seu ensaio gestante você é a grande estrela e merece um figurino à altura.


Nossa primeira dica quanto a isso é utilizar lingerie cor da pele no dia das fotos. Ainda que haja a possibilidade de utilizar photoshop, a ideia é alterar o mínimo possível as imagens.

Por esse motivo, usar as roupas íntimas certas vai garantir que elas não apareçam nas fotos, o que pode comprometer o visual.

É bem importante, na data anterior, evitar usar peças que marquem o corpo. Por essa razão, priorize roupas mais largas um dia antes do ensaio gestante.

Quanto aos trajes que usará para as fotos do ensaio gestante, vale lembrar que esse registro será eterno. Por esse motivo, o mais indicado é vestir modelos atemporais que sejam os mais favoritos, e não aqueles que são marcados por uma moda passageira.

É bastante interessante que a gestante leve algumas peças que goste e que a deixe confortável. Nossa sugestão é que você leve de 2 a 3 trocas de roupas.

Aqui, vai uma dica extra: considere a paleta de cores dos fundos/cenário do seu ensaio gestante na hora de escolher as roupas — sobre isso, você pode conversar com seu fotógrafo. Combinar as cores das peças com o cenário deixa tudo muito mais harmonioso.

Mas no caso de dúvidas, as cores neutras são as melhores!


COMO DEVEM SER A MAQUIAGEM, O CABELO E AS UNHAS PARA UM ENSAIO FOTOGRÁFICO DE GESTANTE?

E para deixar seu figurino completo é essencial pensar também na maquiagem, no cabelo e nas unhas para o grande dia do ensaio gestante.


O primeiro ponto a considerar aqui é que você fique confortável. Por isso, a maquiagem não deve fugir muito do estilo que já está acostumada a usar. A ideia é que se sinta ainda mais bonita e, principalmente, à vontade com o seu visual.

Além disso, muitos fotógrafos pedem para que as mamães não cheguem maquiadas ao ensaio gestante. Isso porque a luz utilizada para as fotos é especial e, para garantir um resultado perfeito, sugerem que sejam maquiadas por um profissional da sua equipe.

Quanto ao cabelo, vale o mesmo princípio da maquiagem: preservar o seu estilo pessoal e o conforto.

Acessórios são extremamente bem-vindos, pois, ainda que não faça nenhum penteado, darão um toque especial aos seus cabelos.

Já sobre as unhas, devem estar feitas e pintadas com uma cor que combine com as roupas que serão utilizadas — lembre que as poses mais tradicionais das gestantes quase sempre têm uma mãozinha na barriga.

Estilo “francesinhas” também são bem vindas.


QUAL MELHOR ÉPOCA PARA FAZER O ENSAIO GESTANTE?

Um dos principais objetivos de um ensaio gestante é registrar a gestação e quanto a mamãe ficou ainda mais perfeita enquanto esperava seu bebê.


Para conseguir isso, sabia que existe uma época certa da gravidez para fazer as fotos? A ideia é garantir que a barriga esteja aparente, mas evitar os períodos nos quais a mulher tende a ficar mais inchada e desconfortável é melhor né?

Por todos esses motivos, o indicado é fazer o ensaio gestante entre a 28ª e a 32ª semana (7º ou 8º mês de gestação).

Está tendo a maravilha de gerar gêmeos? Então a nossa sugestão é fazer seu ensaio gestante entre a 27ª e a 31ª semana.


O PAI E OS IRMÃOS PODEM PARTICIPAR DA SESSÃO DE FOTOS? CACHORROS E GATOS TAMBÉM?

Ainda que a gestante, e sua maravilhosa barriga, sejam o foco do ensaio, as fotos do ensaio gestante não estarão completas sem os demais membros da família, concorda?

Seja fotos da gravidez com o marido ou fotos da gestação com os filhos mais velhos, o importante é o registro!

Por isso, a presença do papai e do irmãozinho(a) no ensaio gestante, caso tenha, deixará as fotos ainda mais completas.

Mas a participação do marido e do seu filho(a) pedem dois cuidados. O primeiro é o visual, que deve complementar o seu, mas nunca sobressair ou se destacar.

Para isso, as roupas escolhidas para que eles usem no ensaio gestante devem ter cores neutras, e as peças devem ir ao encontro do que eles estão acostumados a usar, para garantir a naturalidade e a espontaneidade.

Se seu filho(a) for pequeno, é importante respeitar seus horários de alimentação e de sono, a fim de evitar que fique irritado ou cansado muito rápido. É essencial também que ele se sinta parte desse processo e que se divirta no dia.

E se você tem um pet, coloque nas fotos também! Afinal, os animais de estimação, há muito tempo, fazem parte das famílias e são tão importantes quanto as demais pessoas.

Assim, nada mais justo que eles participem desse momento também, concorda?


AFINAL, QUANTO CUSTA UM ENSAIO GESTANTE?



Um ensaio gestante pode custar, a partir de R$ 1.200,00. O preço do ensaio gestante não é tão alto que não permita a sua realização!


Aqui, vale destacar que essa é uma estimativa de valor, e que essa variação depende de inúmeros fatores, tais como:

  • quantidade de fotos;
  • local e as condições para realização das fotos – se em estúdio, em casa ou algum local externo como campo, praia ou pontos turísticos;
  • se haverá tratamento especial nas fotos do ensaio gestante;
  • maneira como as fotos serão entregues, ou seja, em meio digital ou até junto com um fotolivro!


E, nunca se esqueça que essas fotos eternizarão um dos momentos mais incríveis da sua vida. Por isso, é bem importante escolher tudo com atenção para, quando olhar para elas, ficar satisfeita com o resultado!



06 Abr 2022

FOTOGRAFIA DE GESTANTE

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

book gestante rj ensaio de gestante rj ensaio estudio rj ensaio gestante rj estudio de fotografia rj estudio fotografico rj gestante gestante estudio gestante externa gestante rj sessão de gestante sessão fotografica rj

Quem viu também curtiu

03 de Dez de 2018

6 Mentiras absurdas que te contam sobre a maternidade e 1 verdade que você precisa muito saber no fim!

01 de Abr de 2022

07 RAZÕES PARA FAZER UM ACOMPANHAMENTO MENSAL INFANTIL

27 de Abr de 2022

ENSAIO INFANTIL NO RIO DE JANEIRO

Olá, em que podemos ajudar? Fala com a gente pelo Whats. :)
Logo do Whatsapp