Imagem capa - 7 Dicas para fotografar as crianças em casa por Foto Sete Fotografia de Partos e Famílias
Dicas da Girafa

7 Dicas para fotografar as crianças em casa

Como costumamos dizer aqui na Foto sete o mundo está rápido demais!! 

Principalmente quando se trata do crescimento das crianças, não é mesmo?

E aproveitando que hoje é o dia mundial da fotografia, separamos algumas dicas para ajudar na hora de registrar os pequenos. Vamos lá!


1 .Conheça o seu equipamento! Seja uma câmera ou o próprio celular,  cada um com diversas funções. O ideal é testar bastante o equipamento para na hora da foto ser bem ágil, já que normalmente as crianças costumam ser bem rápidas e não tem muita paciência para ficar posando para as fotos.


2. Observe da onde vem a luz. Uma das composições mais comuns, é ficar de frente para a luz, seja ela artificial ou a do sol. Dessa forma toda a foto fica mais iluminada, com foco no que desejamos fotografar. É interessante que no dia a dia, você perceba como a luz ilumina as pessoas e os objetos dependendo da direção de onde vem. Outra composição interessante é utilizando o que chamamos de luz de janela, uma luz lateral que ilumina apenas parte da pessoa. Fotos com luzes e sombras podem ser muito legais para fazer fotos únicas.



3. Essa talvez já seja conhecida por muitos, mas vale sempre reforçar. Agache-se e fotografe na altura dos olhos das crianças! Essa posição permite um enquadramento mais rico e na perspectiva da criança. Nesse ângulo, também conseguimos ótimos retratos.



4. E como toda "regra" pode e deve ser quebrada. Experimente fotografar de ângulos diferentes! De cima pra baixo, de baixo pra cima e composições descentralizadas. Pontos de vista diferentes tornam as fotos interessante e com muitas variedades de uma mesma cena.



5. Valorize os momentos espontâneos e momentos do dia a dia. Momentos em que as crianças estão se divertindo, durante uma brincadeira ou até mesmo coisas rotineiras como a hora de comer, escovando os dentes, lendo um livro ou de pijama indo dormir. Nós amamos fotos com cenários e roupas bonitas. Mas fotos espontâneas registram momentos preciosos e passageiros da vida das crianças.




6. Tenha referências! Quando faltar ideias e até mesmo para descobrir algumas novas, o Pinterest e até mesmo o Instagram são ótimas ferramentas para descobrir novos ângulos e composições. Sempre que passar por aquela foto linda, tire um print e guarde, e depois tente adaptar para sua realidade.


7. Faça vídeos! Muitas vezes esquecemos dessa função, mas é muito importante aproveitarmos todas as ferramentas para construir memórias e guardar o nosso dia a dia. Então aproveite e experimente também fazer vídeos, mesmo que sejam curtos ou sem muita técnica. Comece fazendo vídeos curtos de 5 a 10 segundos, experimente fazer alguns movimentos com o corpo parado, movimentando apenas o quadril e os braços para os lados ou verticalmente.


Dica bônus!!!
Imprima as fotos, faça álbuns e tente sempre organizar as fotos e vídeos em pastas. Assim, aquela foto incrível e aquele vídeo fofo não se perdem no meio de tantos outros.